in , ,

O que espero da música pop em 2014

Início de ano é aquela hora de fazer listinhas, e a minha, a seguir, é sobre os discos que serão lançados nos próximos doze meses que aguardo roendo as unhas de ansiedade.

Sem mais introduções e delongas, vamos a eles!

shak1) Shakira – Shakira
Pouco mais de um ano depois do gostosíssimo Sale el Sol, Shakira avisou aos fãs que já escrevia novas músicas, trabalhando com nomes como Tïesto, RedOne, Max Martin, Dr. Luke, LMFAO, Akon, Fernando Garibay, Sia, Ester Dean, Skrillex e The Dream. O vídeo para o primeiro single do novo álbum, “Truth or Dare”, chegou a ser filmado em junho de 2012.

A animação dos fãs caiu por terra quando Shakira anunciou a gravidez de seu primeiro filho com o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué, adiando todos os seus planos musicais.

Novidades sobre o álbum só voltaram a aparecer no final do ano passado, quando foi anunciado o lançamento de um novo single em janeiro, com a participação de Rihanna. Música divulgada, vídeo pronto, e Shakira divulga o nome de seu décimo disco… “Shakira”! Calma, ela explica: “o disco não é temático ou conceitual como os anteriores, ele me ajudou a me redescobrir”. #BeyoncéLançandoTendênciaParaÁlbunsPósParto

O álbum tem previsão de lançamento para 25 de março. “Can’t Remember to Forget You”, o single com participação de Rihanna, também tem uma versão em espanhol, sem a cantora de Barbados, chamada “Nunca Me Acuerdo de Olvidarte”.

kylie 2) Kiss Me Once – Kylie Minogue
Primeiro álbum de Kylie a ser lançado depois da assinatura da cantora com a Roc Nation, de Jay-Z, “Kiss Me Once” está previsto para o dia 17 de março. Aguardo ansiosamente o lançamento porque, desde “X”, espero algo que me surpreenda vindo de Kylie. Aphrodite foi bonitinho, mas achei meio mais do mesmo, sem o carimbo Kylie Minogue. Kiss Me Once parecia estar indo pelo mesmo caminho, até que “Into the Blue”, o primeiro single, foi divulgado. É eletrônico, é farofa, mas é Kylie.

A produção do décimo segundo disco da australiana conta com nomes como Fernando Garibay, Pharrell Williams, Darkchild, Sia e Jay-Z. A tracklist foi divulgada essa semana, e você pode vê-la aqui.

iggy3) The New Classic – Iggy Azalea
A produção de “The New Classic”, álbum de estreia da rapper Iggy Azalea, começou no início de 2013. Depois de lançar EPs, vídeos e músicas soltas, Iggy apresentou ao mundo o carro-chefe de seu primeiro álbum, “Work”, em fevereiro do ano passado. No mês seguinte, o vídeo foi lançado.

Depois dos lançamentos do segundo e terceiro singles, respectivamente “Bounce” e “Change Your Life” (feat. com o rapper T.I.), a australiana anunciou em junho que seu álbum já estava praticamente finalizado e que seria lançado em setembro. No entanto, devido a outros compromissos, como abrir uma série de shows da turnê Mrs. Carter Show, de Beyoncé, a gravadora adiou o álbum para março de 2014.

“O álbum está pronto,” a rapper disse, “e é deprimente dizer isso, mas será lançado no início de março. Eu sei, está muito longe, mas tenho que aceitar. Sairia em outubro mas, como vou sair em turnê com Beyoncé, eles me disseram que eu não poderia lançar um disco enquanto em turnê porque estaria presa na Austrália e não poderia fazer muitas aparições em programas de TV. Então, até que achei justo, eram só três semanas mesmo. Mas eles disseram que também não se pode lançar um disco na época do Natal, é uma época ruim, e eu disse ‘E em janeiro?’ e eles disseram ‘Não, porque as pessoas ainda estão no clima de festas, e depois tem o BRIT Awards, e lançar um álbum nessa época é terrível para o marketing dele’, o que acabou adiando tudo para fevereiro.

Na noite do último domingo, durante o tapete vermelho dos Grammy Awards, Azalea confirmou a data de lançamento do álbum, adiada novamente: 14 de abril.

Iggy já está fazendo sucesso na cena musical há tanto tempo e tem tantas faixas lançadas, que nem parece que ainda estamos esperando o primeiro disco.

lily4) TBA – Lily Allen
Um dos comebacks mais esperados de todos os tempos da última semana por mim. Brincadeira, eu realmente esperava ansiosamente material novo de Lily. Depois do lançamento de seu segundo disco, “It’s Not Me, It’s You” há cinco anos, Lily parecia aposentada, acomodada em sua rotina anônima como mãe de Ethel Mary e Marnie Rose.

Em outubro de 2012, Allen, twitteira de carteirinha, informou que estava em estúdio, “jogando merda na parede para ver se algo gruda”. Depois de mudar o nome artístico para Lily Rose Cooper, se arrepender e voltar a ser apenas Lily Allen, ela revelou no início de 2013 que o novo material seria lançado no fim do mesmo ano.

Eis que, sem anúncios, sem teasers e chocando toda a web, Allen lança não somente uma nova música, mas também seu novo vídeo, “Hard Out There”, mostrando que ainda é a Lily Allen de sempre. O segundo single do novo álbum (ainda sem nome), “Air Baloon”, já foi divulgado e será lançado em 2 de março.

Em uma entrevista com a BBC Radio 1, Lily revelou que uma das músicas escritas para o novo álbum foi inspirada por uma briga dela com a barraqueira do Twitter Azealia Banks, em meados de 2013. Tem como não amar?

charli5) TBA – Charli XCX
Charli chegou de fininho e, na minha opinião e gosto, fez o melhor álbum pop do ano passado. Sempre que tento escrever uma avaliação de “True Romance”, simplesmente não consigo traduzir em palavras o que ele me faz sentir e pensar. As músicas me passam uma vibração futurista, mas com muita inspiração no pop das décadas de 80 e 90. Imagino que seria esse o tipo de música escutada pelos personagens dos livros distópicos que estão na moda por agora, o pop dos anos 2100.

Agora, menos de um ano depois de seu primeiro lançamento, Charli já escreve o segundo álbum, ainda sem nome, mas já com música divulgada. O primeiro single, “SuperLove”, já ganhou vídeoclipe e faz parte das apresentações de Charli (que está essa semana no Brasil para uma série de três shows – e eu não vou a nenhum #chorei).

lana6) Ultraviolence – Lana Del Rey
Depois de muita conversinha para boi dormir de que não iria lançar mais nenhum álbum, que não tinha mais nada para dizer e blá blá blá, Lana Del Rey já chega anunciando que seu segundo lançamento se chamará “Ultraviolence” e que, pasmem, ele já está finalizado.

Nas palavras da própria, “Minha musa é muito instável. Ela só vem a mim às vezes, o que é bem irritante. Queria finalizar visualmente o capítulo “Born to Die” com “Tropico” antes de lançar o novo álbum”. Pela lista de músicas vazadas e não-lançadas de Lana, que supera a marca de 150 faixas, podemos discutir com ela qual sua noção de “instável”.

De qualquer forma, venha, “Ultraviolence”, que quero lhe usar.

addele7) TBA – Adele
Não temos nenhuma informação sobre o sucessor do absurdamente bem sucedido “21”. Isso não nos impede de esperar ansiosamente pelo novo álbum de Adele, que afirmou já ter começado a trabalhar no novo material. A única coisa confirmada, por enquanto, é que ele será, de lançado ainda esse ano.

A inglesa também revelou que “provavelmente” trabalhará com Paul Epwoth novamente, um de seus principais colaboradores no álbum anterior.

Além disso, rumores dizem que Adele também já se reuniu com Phil Collins, Ryan Tedder e Diane Warren para a produção do novo lançamento.

Não sou exatamente fã de carteirinha de Adele, mas acredito que todos os minimamente interessados em cultura pop estão ansiosos para ver como se sairá a maior vendedora de álbuns dos últimos tempos em sua próxima empreitada.

fun8) TBA – fun.
Infelizmente, o fun. ainda não se pronunciou sobre o sucessor de “Some Nights”. No entanto, como o disco já completa três anos esse ano, espero que o trio apronte algo para 2014.

O guitarrista Jack Antonoff comenta sobre o processo produtivo da banda: “A forma que trabalhamos é bem espontânea e ligeira. ‘Some Nights’ foi escrito e gravado num período de tempo de dois meses, e acho que esse foi um dos elementos que o fez tão bem sucedido. É um registro de um momento da banda, não um processo gigante, de três anos. Então o próximo álbum também será feito dessa forma. Gostaríamos de estar no estúdio no início de 2014, mas tudo dependendo do momento em que estivermos prontos e tivermos um conceito que valha a pena seguir. Até termos os parâmetros sobre o que o álbum realmente é, é difícil começa a trabalhar nele, e ainda não estamos nesse ponto.”

O jeito é esperar ¯\_(ツ)_/¯

coldplay9) TBA – Coldplay
Assim como o fun., o Coldplay pouco falou de seu próximo álbum. Chris Martin, o vocalista, apenas anunciou que o nome do próximo trabalho seria muito mais fácil de pronunciar do que o do último disco da banda, “Mylo Xyloto”.

Atualmente, a fanbase da banda se divide entre aqueles que são fãs desde os primeiros discos e aqueles que foram se ajuntando com o tempo, conforme o Coldplay foi desenvolvendo uma sonoridade mais pop. A guerra entre os dois grupos de fãs é constante, pois os mais antigos adoram atacar o “novo Coldplay”, enquanto que os novos talvez não tenham tanto interesse assim nos trabalhos anteriores.

Particularmente, acho todos os álbuns maravilhosos, cada um em seu estilo. No entanto, tenho uma certa saudade da sonoridade mais antiga do Coldplay, e creio que mal não faria se eles investissem novamente nesse tipo de som. O que parece ser o futuro da banda, já que a recém-lançada “Atlas”, trilha-sonora para o filme “Jogos Vorazes: Em Chamas”, lembra mais as primeiras músicas da banda, ainda que contenha alguns elementos mais recentes, presentes por todo “Mylo Xyloto”.

Não sei se o lançamento do sexto álbum da banda de fato será em 2014, mas é o que espero!

marina10) TBA – Marina and the Diamonds
Marina encerrou a divulgação de seu segundo álbum de estúdio, “Electra Heart”, há seis meses, e os fãs já estão desesperados por material novo. A principal curiosidade de todos é se a galesa seguirá a linha pop-eletrônico-comercial de “Electra Heart” ou se retornará às origens alternativas de “The Family Jewels”, seu primeiro disco.

Antes mesmo de finalizar a era Electra Heart, Marina e as bijuterias, como é carinhosamente apelidada pelos fãs engraçadinhos brasileiros, revelou à Billboard que já tinha começado a escrever novas músicas em fevereiro do ano passado. O produtor Dan Dare também já revelou que anda trabalhando “numa coisinha” com Marina.

Em outubro a cantora revelou, via Twitter, estar em estúdio, gravando uma música chamada “Pop Cemetery”. Ainda não se sabe se a música faz parte do novo álbum ou se será utilizada para outro fim.

Por enquanto, os fãs estão órfãos de informações e o máximo que podemos fazer é torcer para que algo novo seja lançado ainda esse ano.

Bônus:
Maroon 5 – a cada álbum, me decepcionaram mais, nunca chegando à autenticidade, à marca própria que mostravam na época do primeiro disco, “Songs About Jane”. Por isso a expectativa para esse ano: em abril do ano passado, o guitarrista James Valentine disse que a banda já estava em estúdio, gravando o quinto álbum, e acrescentou: “O material no qual estamos trabalhando agora definitivamente é mais obscuro sonoramente falando, talvez mais parecido com o que fizemos em ‘Sogs About Jane’.” Por favor.

The Ting Tings – um dos raros casos de artistas que me fizeram amá-los no primeiro disco e não me decepcionaram no segund, o duo britânico está trabalhando no sucessor de “Sounds from Nowheresville” desde setembro de 2012 e, até agora, nada. Não os apressemos: quatro anos se passaram entre o primeiro e o segundo álbum e o resultado foi bom. Torço para que lancem algo ainda em 2014 mas, se formos pela lógica, teremos que esperar até 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trailer de “A Culpa é das Estrelas” vaza na internet

Conheça as atrações internacionais que passarão pelo Brasil no primeiro semestre de 2014