Dez videoclipes para conhecer Paris à distância

Ponte-Alexandre-III
  • 4.5K
  •  
  •  
  • 1
  • 1
  •  
    4.5K
    Shares

Existem muitas maneiras de se conhecer uma cidade histórica. A mais óbvia e também, infelizmente, a mais cara, é viajar até lá e aproveitar cada canto de história e cultura que ela tem a lhe oferecer. Outra forma, muito eficiente, é através de estudo e leitura. E existe ainda uma terceira, que pode ser uma das mais divertidas, que é através de obras audio-visuais!

Nesse post, reuni dez clipes de artistas que escolheram as ruas e pontos turísticos e históricos de Paris para ilustrar suas letras sobre amor, perda, esperança, protesto e muita ostentação!


Românticos

1. Someone Like You – Adele

Adele começa o vídeo caminhando às margens do rio Sena pelo chamado Cours la Reine, no oitavo arrondissement (como são chamados os distritos parisieneses). Ao fundo, vemos a Pont de la Concorde. Conforme ela se aproxima da Pont Alexandre III, a câmera gira e mostra uma visão de 360º que inclui a própria Pont Alexandre III, Les Invalides bem ao longe na outra margem do rio, no sétimo arrondissement, a torre Eiffel, também ao longe e no sétimo arrondissement, e o Grand Palais, até voltar à Adele, que agora atravessa a Pont Alexandre III.

O dia escuro e com fortes ventos combina com a fotografia em preto e branco, a melancolia da letra e a beleza inegável de Adele e de suas letras e melodias. O interessante é ver essas áreas, altamente turísticas, completamente desertas.



2. Begin Again – Taylor Swift

No primeiro take, vemos Taylor sobre a Pont des Arts, a ponte de ferro famosa pelo costume dos apaixonados que prendem cadeados à armação da ponte e jogam as chaves no rio Sena, representando seu amor e compromisso . Em seguida, ela anda pelo Quai de Conti, em direção à Pont Neuf, a mais antiga de Paris. Na próxima tomada, Taylor se senta na ponta da Île de la Cité, a maior das duas pequenas ilhas que se encontram no rio Sena bem no centro de Paris e que também são local de origem da cidade, olhando em direção à Pont des Arts.

Taylor segue andando de bicicleta pela Place de Furstenberg, no bairro de Saint Germain e cantando no topo de um prédio, de onde vemos a torre Eiffel ao fundo e, possivelmente, a Opéra Garnier (me corrijam por favor caso eu tenha me enganado!). Aos 2:30, Taylor é filmada bem no meio da Pont des Arts, com o Louvre ao fundo, na outra margem.

A fotografia não é em preto e branco como Someone Like You, mas passa a mesma delicadeza pelos tons pastel.



3. Dust to Dust – The Civil Wars

Quem souber onde foram feitas as tomadas que vão até o sétimo segundo de vídeo, por favor, me diga! Estou muito frustrada de não ter descoberto. Também fracassei em identificar o local onde John encontra a caixa de correio. É familiar, mas não conseguir pegar.

Aos 1:31, ele aparece esperando um metrô no que me parece ser a estação de Madeleine, no oitavo arrondissement, que tem esse nome pela proximidade com a igreja La Madeleine.

Como esse vídeo me deixa cheia de achismos, eu acho que Joy aparece sentada em um local próximo a Pont des Arts e, em seguida, acho que John aparece entrando na livraria Shakespeare & Company, localizada no sexto arrondissemente há quase um século.

Em seguida, eles saem de uma estação que eu não sei qual é, tomam café em não sei onde e caminham por também não sei (como guia turística de Paris, sou uma ótima escritora).

Finalmente chegando a um ponto que conheço, os dois admiram a vista da torre Eiffel a partir da Avenue de Camoens. Os dois então tocam em cima da ponte dos namorados, a Pont des Arts. L’Avenue de Camoens aparece novamente, com suas escadarias e seu busto de Luís de Camões.


Criativos

4. Open Your Eyes – Snow Patrol

Um dos meus preferidos, o vídeo de “Open Your Eyes” é uma edição do curta-metragem “C’était un rendez-vous”, do diretor Claude Lelouch. O vídeo original tem oito minutos, transformados nos 5:51 do clipe, e mostra a visão de um motorista atravessando a cidade até encontrar uma mulher loira nos degraus da basílica Sacré-Coeur, em Montmartre.

O vídeo foi gravado em uma manhã de agosto de 1976. Ao assisti-lo, conhecemos a Paris de quase quarenta anos atrás. Passamos pelo Arco do Triunfo, a Opéra Garnier, a Place de la Concorde e a avenida mais conhecida da cidade, a Champs-Élysées.

Segundo a Wikipédia, o trajeto do vídeo original é o seguinte: Boulevard Périphérique (saída pela Porte Dauphine), Avenue Foch, Place Charles-de-Gaulle, Avenue des Champs-Élysées, Place de la Concorde, Quai des Tuileries, Place du Carrousel, Rue de Rohan, Avenue de l’Opera, Place de l’Opéra, Fromental Halévy, Rue de la Chausée d’Antin, Place d’Estienne d’Orves, Rue Blanche, Rue Pigalle, Place Pigalle, Boulevard de Clichy, Rue Caulaincourt, Avenue Junot, Place Marcel Aymé, Rue Norvins, Place du Tertre, Rue Ste-Eleuthère, Rue Azais e Place du Parvis du Sacré Cœur.



5. Fuck You – Lily Allen

Um dos mais originais e divertidos dessa lista! Apesar já ter afirmado publicamente que a música (e todos os “fuck you, fuck you very, very much”) é sobre o ex-presidente norte-americano George W. Bush, Lily, britânica, gravou o vídeo nas ruas de Paris. A produtora Paris Frenzy foi a contratada para criar o ambiente surreal no qual Lily vai andando pelas ruas da cidade e deformando pessoas, pontos turísticos (como a torre Eiffel, aos 2:17, e a réplica parisiense da Estátua da Liberdade, 2:20) e elementos urbanos em geral.


Fofinhos

6. Paris Nights/New York Mornings – Corinne Bailey Rae

Depois de um minuto de vídeo cantando no que parece ser um café de Paris, Corinne aparece correndo pela Place de la Concorde, com a roda gigante móvel La Roue de Paris ao fundo. A roda viaja por vários países e volta à praça parisiense no final de cada ano.

A tradicional Champs-Élysées também aparece, com Corinne caminhando pela avenida, e o Arco do Triunfo ao fundo.

Voltamos às cenas na Place de la Concorde, agora com o obelisco egípcio e a torre Eiffel, ao longe, de fundo. Sempre presente, a Pont des Arts aparece no terceiro vídeo dessa postagem.

Finalizando o vídeo, nas cenas noturnas, Corinne caminha próxima à ponte Alexandre III.



7. Keep It Between Us – Kelly Rowland

O vídeo começa numa sequência frenética de imagens da torre Eiffel, do trânsito parisiense, um metrô passando, para finalmente descansar numa vista de hotel que, se eu tivesse que chutar, diria que é a vista do hotel Le Meurice, na Rue de Rivoli, a mesma do Museu do Louvre.

Kelly e seu love affair aparecem abraçados aproveitando a vista da ponte de Bir-Hakeim para a torre Eiffel. Já sem ele, Kelly caminha num fim de tarde pela ponte Alexandre III.

Juntos novamente, aos 1:02, passam em frente a fonte de São Miguel, na Place Saint-Michel. Aos 2:27, voltamos à ponte de Bir-Hakeim. O reencontro do casal ao fim do vídeo parece se passar na Place de Furstenberg, mas não posso afimar.


Zoeiros

8. Say Somethin’ – Mariah Carey feat. Snoop Dogg

Poderosa e glamourosa, Mariah começa o vídeo fugindo dos paparazzi de carro, passando pela Place de la Concorde e seguindo pela Champs-Élysées. Muita ostentação depois, Pharrel aparece, num dia chuvoso, em cima da ponte Alexandre III. Mais muita ostentação, e Mariah se junta a ele, agora, à noite. Ao fundo, a torre Eiffel brilha.



9. Slow Down – Selena Gomez

Vista aérea da torre Eiffel, carro passa rápida com o Arco do Triunfo ao fundo, depois a Place de la Concorde. E aqui acaba a minha contribuição quanto a esse clipe e começa a sua, caro leitor! Conseguiu identificar mais alguma localização? Comente!



10. Latinos in Paris – Pitbull feat. Sensato

Nossos amigos latinos começam o vídeo no Trocadéro, área próxima à torre Eiffel (mas na margem oposta) e uma das preferidas pelos turistas para fazer aquelas fotos que se parecem montagens na qual você segura a torre Eiffel entre os dedinhos. Cortes rápidos, Champs-Élysées com Arco do Triunfo ao fundo. No decorrer do vídeo, Sensato anda solo pela Place Vendome, onde ficam os hotéis caríssimos onde as celebridades se hospedam.

Sensato aparece novamente sozinho, aos 1:37, na região da Place d’Étoile, também chamada Place Charles de Gaulle, praça circular onde fica o Arco do Triunfo.


Bônus

11. A Spring Afternoon in Paris – Beyoncé

Segundo reza a lenda, Beyoncé fez a sessão de fotos para a divulgação de seu quarto álbum “4” um dia depois de conceber sua primeira filha com Jay-Z, Blue Ivy, no Le Meurice, em Paris. O photoshoot foi feito no telhado do hotel, e o vídeo que mostra os bastidores da sessão garante uma bela vista área da região.

Glossário
Pont – Ponte
Rue – Rua
Place – Praça
Quai – Cais
Arrondissement – denominação dos distritos de Paris
Île – Ilha

Comments

comments