in ,

PROPHECY: Assista online os custos humanos de uma sociedade tecnocrata e narcisista

proph2Em Prophecy, a delegada Érica Yoshino, e sua equipe, Daiki Okamoti e Manabu Ichikawa acabam de voltar ao Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, após uma batida na casa de um geek que lesou uma empresa de games em bilhões de ienes, quando assistem um dos vídeos do Homem-Jornal anunciando um incêndio como punição a uma empresa alimentícia responsável por uma grande intoxicação. Pouco tempo depois, ocorre o crime.

A partir de então, o Homem-Jornal, como ficou conhecido o personagem que aparece no com um periódico na cabeça, em sites de reprodução online como o YouTube, no estilo anonymous, age como um justiceiro, nomeando suas vítimas e a razão de serem punidas. A princípio, o personagem divide opiniões contra e a favor de seus métodos. No entanto, logo sua popularidade passa a crescer assustadoramente.

Yoshino e seus colegas do Departamento Anticrimes Cibernéticos, começam a investigação em cibercafés para descobrir a idadentidade – ou as identidades – do Homem-Jornal.

Paralelamente, conhecemos a história de Okuda, inicialmente membro de uma empresa de softwares, que ao deixar o emprego ingressa na ingrata e árdua vida de operários, onde ele percebe a crueza em que é tratada a vida humana, e como isso o liga ao justiceiro procurado pela polícia cibernética.

Essa é a trama de Prophecy, ALTAMENTE instigante, que provoca uma gradual imersão do leitor a cada página. Tem como pauta o ciberativismo, direitos autorais, leis cibernéticas e o anonimato na internet, recheado de referências a tecnologia e a cultura pop, esta apresentada não de uma forma não glamurizada. O mangá questiona o papel da mídia, a desmoralização da polícia e as consequencias humanas em ser manter uma sociedade vivendo em nome do capital.

Prophecy, mangá de suspense, levanta temas bastante atuais, sobretudo, para quem acompanhou as manifestações que eclodiram pelo Brasil a partir de meados de 2013, onde a desmoralização da polícia e o impacto da mídia alternativa difundida na rede, foi amplamente debatido em todos os meios de comunicação, e na onda de pessoas fazendo justiças com as próprias pelo país, de forma arbitrária.

proph3

Prophecy, do mangaka Tetsuya Tsutsui, está em lançamento pela JBC em três volume. A segunda parte desse thriller meio Jogos Mortais, Meio Death Note, já está a venda.

PROPHECY(+16)
EDITORA: JBC

AUTOR: Tetsuya Tsutsui
PREÇO: R$13, 90

Nota: notaoito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lanas Del Rey em Ultraviolence: personas e autenticidade, por que não?

Como são escolhidos os nomes para a Calçada da Fama em Hollywood?