Carminho e seu amor pelo Brasil em disco com Tom Jobim

Carminho
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Em um mundo de constante mudança e evolução, é importante que ressaltemos aquilo que ainda reside de nossas culturas antigas. Assim, celebraremos o fado, tradicional gênero de Portugal que, graças a algumas de suas maiores intérpretes contemporâneas, tem se tornado cada vez mais pop.

Estudiosos mostram que o fado tem sua origem ligada aos cancioneiros das canções de gesta (surgidas na França, eram grandes versos épicos que cantavam feitos heroicos medievais) e o principal tema era narrar as cenas da guerra contra os mouros. Com o passar dos tempos, as modinhas começaram, por volta do século XVI, a falar dos amores e desamores de reis e rainhas. Por fim, o fado passa a falar dos temas cotidianos do povo, sendo cantado por uma população marginalizada e mais tarde cantado em momentos de lazer, em portas, ruas, vielas, tabernas.

Já na era moderna, o fado ganhou notoriedade internacional na voz da diva Amália Rodrigues, considerada a maior intérprete popular do gênero. Nesse tempo, ele já havia sido incorporado comercialmente na cultura popular lusitana, sendo executado nos mais diversos recintos. A sua temática e melodia são tristes, melancólicas e saudosas, sempre num tom de nostalgia.

Rico como é, tal gênero viria, mais tarde, a ser citado como influência de grandes artistas da cultura pop contemporânea. A islandesa Björk revelou a uma publicação que a portuguesa é uma de suas inspirações. A fadista Ana Moura cantou com os The Rolling Stones e com Prince – que foi a sua procura há alguns anos, sendo um fã do fado.

Carminho é um novo nome do gênero. Minha experiência com fadistas se deu a partir dela, na que acredito que tenha sido sua primeira visita ao Brasil, em entrevista a um famoso late show. Sua entrevista carismática, o choque de culturas (o clássico e o moderno) me deixaram mesmerizado. E ela encantou grandes dos nossos, como Marisa MonteChico Buarque. Ela depois voltou e encantou. E agora ela homenageia nosso país em um disco com as grandes canções do nosso maior sucesso no exterior, Tom Jobim. Passando por todas suas fases, exprime em sua musicalidade toda a poesia do nosso romântico. E merece nossas palmas.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments