Cinco fatos que comprovam o impacto de 'Game Of Thrones' na cultura pop mundial

Foto: Mario Anzuoni
Mario Anzuoni/Reuters
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Em (somente) algumas horas, será exibido mundialmente o primeiro episódio da sétima – e penúltima- temporada de Game Of Thrones. Como sabemos que o nível de ansiedade das centenas de milhares de fãs da série está incontrolável, resolvemos tentar acalmar seus ânimos, relembrando cinco momentos cruciais para a atual dominância do seriado no imaginário popular. Sentem-se, relaxem e aproveitem o #dominGoT com a lista abaixo.

1. A audiência não para de crescer

A sexta temporada da série foi devastadora para muitos fãs devido aos acontecimentos – literalmente – bombásticos ocorridos em seus capítulos finais. Tudo isso, porém, fez com que o último episódio da série batesse o recorde de audiência estabelecido até então pelo finale da quinta temporada, que era de 8,1 milhões de espectadores. O décimo episódio da temporada de 2016 atraiu 8,9 milhões de pessoas, tornando-se o mais assistido de toda a história do seriado.

Além disso, Game Of Thrones teve, no total, 23.3 milhões de espectadores em sua última temporada. Tudo isso somando os números dos serviços de streaming on demand de sua emissora, a HBO, e as múltiplas exibições e reprises nos canais de TV da rede. Se, lá em 2011, o season finale da primeira temporada conquistou apenas 3 milhões de espectadores, hoje, isso parece um passado bastante distante.

2. Até a rainha do pop já se declarou fã da série

Mesmo que alguns a comparem com a rainha Cersei Lannister, Madonna se vê mais como outra rainha, Daenerys Targaryen. A cantora se identificou tanto com a personagem que chegou a se fantasiar como ela para o feriado judaico Purim, em 2014. Pois é, rainha se fantasiando de rainha. Se lá em 2014, quando a Mãe dos Dragões não havia ainda atingido nem metade de todo o seu potencial, Madonna já a amava, imaginem agora que a Khaleesi já está quase no fim de sua jornada!

3. ‘Game Of Thrones é a série de TV mais premiada pelo Emmy Awards

Em 2015, a série bateu o recorde de maior quantidade de Emmys ganhados em uma única noite, tendo a equipe da série terminado a noite com um saldo de 12 prêmios, do total de 24 indicações. Porém, 2016 foi o ano que realmente a colocou na história da premiação, GoT se tornou a série mais premiada da história do Emmy, com 38 estatuetas nas prateleiras de sua equipe. Além disso, o seriado já ganhou duas vezes o prêmio na categoria Melhor Série de Drama.

 

4. Obama assistiu à sexta temporada da série antes de sua estréia

Lá em 2014, durante um jantar em homenagem ao ex-presidente francês, François Hollande, Barack Obama aproveitou a presença dos produtores da série para pedir que estes o enviassem os DVDs das duas primeiras temporadas, para que ele pudesse se atualizar sobre os acontecimentos de Westeros.

Photo by: Olivier Douliery

Como se isso já não fosse o bastante, em 2016,  David Benioff e Dan Weiss contaram, durante uma entrevista à revista Entertainment Weekly, que o ex-presidente dos EUA havia assistido a todos os episódios da sexta temporada antes mesmo até da imprensa. Segundo eles, Barack pediu que os episódios fossem enviados à Casa Branca e assim foi feito. Em momentos assim, todos queríamos ser o homem mais poderoso do mundo, não é?

5. A interação dos fãs nas redes sociais é incrível

Que a equipe de marketing do seriado faz um trabalho impecável é difícil de negar, agora, esse trabalho é ainda melhor no mundo digital. O modo como os amantes da série vão sendo influenciados a ficar irrequietos conforme uma nova temporada se aproxima é sensacional! E tudo começa bem antes que os episódios cheguem às TVs do mundo inteiro, por meio de um planejamento invejável. As campanhas online envolvem o lançamento de teasers, trailers, materiais dos bastidores, lançamento de pôsteres, campanhas online e muito mais.

Cosplays inspirados nos personagens da série.
Foto: Ian West

Tudo isso gera resultado, vide as mais de 800 mil interações no Twitter, mencionando a HBO e Game Of Thrones somente entre sexta-feira e o domingo de lançamento da sexta temporada, no ano passado. Ainda sobre essa temporada, durante a semana de exibição do primeiro episódio, o número de posts em redes sociais sobre a série foi de mais de 1.5 milhão, segundo a empresa especializada em mídias sociais Talkwalker.

O canal do seriado no Youtube já conta com mais de 3 milhões de inscritos, sua página no Facebook tem, agora, 21 milhões de curtidas e seu perfil no Twitter possui mais de 5 milhões de seguidores.

Se todos esses fatos não tornam a série um importantíssimo acontecimento de nossos tempos, não há como saber o que mais é necessário.

 

 

 

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments