10 ótimas séries distópicas para repensar nosso futuro

séries distópicas - the leftovers
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

A gente pode achar que o mundo está indo pro buraco (e às vezes parece estar mesmo), mas sempre existe uma obra de ficção para abrir nossos olhos e mostrar que as coisas poderiam ser muito piores. São as chamadas distopias, um “estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação”, de acordo com o Google.

Existem vários livros, filmes e produções de diversas áreas que abordam esse tema, mas escolhemos reunir aqui 10 séries distópicas que colocam seus personagens em situações intensas e nos fazem refletir sobre os rumos da humanidade. É literalmente aquela história de “não tente fazer isso em casa”.

1. Black Mirror

Esse hit da Netflix usa o avanço tecnológico pra dar umas cutucadas no modo de vida da sociedade atual. Parece que a série foi produzida pela sua mãe quando ela fala: “eita, mas não sai desse celular!”

2. The Walking Dead

Um apocalipse zumbi é talvez o modo mais improvável de o nosso mundo acabar, mas ainda assim a série ensina bastante sobre as relações humanas em situações extremas. Os maiores vilões da história são outros humanos, e não os zumbis.

3. Colony

Um mundo dominado por zumbis só não é pior do que um mundo dominado por seres extraterrestres. Principalmente quando esses seres de outro planeta estão militarmente organizados.

4. The Handmaid’s Tale

Se as duas últimas opções fogem um pouco das possibilidades reais de algo dar muito errado no nosso universo, esse exemplo aqui dá ainda mais medo justamente porque pode se tornar verdade facilmente.

5. The 100

A Terra se tornando inabitável por conta de uma guerra nuclear também é uma possibilidade bem próxima da realidade, mas além disso essa série foca muito mais no comportamento humano pós apocalíptico.

6. 3%

O Brasil também tem sua visão própria de como o mundo seria se tudo fosse (ainda mais) pro brejo. A sociedade dividida entre uma porcentagem pequena vivendo no luxo e o restante das pessoas lutando pra sobreviver com quase nada é bem próxima do dia a dia do país.

7. The Leftovers

Essa obra prima da HBO não entrega muitas respostas logo de cara para explicar o sumiço repentino de milhões de pessoas ao redor do mundo, mas novamente são as reações dos que ficaram que interessam mais.

8. Jericho

Em mais uma realidade afetada por bombas nucleares, a população da cidade fictícia que dá nome à série precisa encontrar uma maneira de se adaptar em meio ao desastre no qual foi submetida.

9. The Man In The High Castle

Imaginar como seriam os Estados Unidos caso a Alemanha Nazista tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial é o plot principal dessa produção incrível, que leva o “e se…” para outro nível.

10. Hora de Aventura

Sim! A história do menino Finn e seu amigo, o cachorro Jake, dá vários indícios de que se passa num futuro pós-apocalíptico no planeta Terra, com criaturas formadas em decorrência de (lá vem ela de novo) catástrofes nucleares.

Além desses programas, que outras séries distópicas você conhece e indica?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments