Game of Thrones: Robert Baratheon previu o desfecho do embate entre Daenerys e Cersei

robert baratheon - embate daenerys cersei
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Nessa sétima temporada de Game of Thrones era esperado que Daenerys chegasse com o pé na porta em Porto Real, usando seu exército Dothraki e seus monstros gigantes atiradores de fogo para botar a rainha Cersei pra correr. Na prática, entretanto, os planos da mãe dos dragões para conquistar Westeros e seu lugar no Trono de Ferro estão todos dando errado.

Parte disso, é bom lembrar, se dá também pelo desejo da Targaryen em não derramar o sangue de inocentes em meio a sua conquista, tentando fazer tudo de um jeito que só os envolvidos diretamente na guerra corram qualquer risco de morte, o que é muito nobre de sua parte mas não tem trazido resultados satisfatórios.

Pela prévia do próximo episódio, ficou claro que ela já está um tanto quanto sem paciência com essa situação e pretende atacar de outra forma daqui pra frente. Caso a nova estratégia envolva uma invasão (como os fãs esperam que aconteça de fato, cedo ou tarde), uma “profecia” feita pelo então rei Robert Baratheon pode se concretizar.

Lá no quinto episódio da primeira temporada, Robert teve um diálogo importante com sua esposa Cersei sobre uma invasão Targaryen em Porto Real, trazendo junto uma horda de Dothraki, como muito bem lembrou um usuário do site Reddit num texto depois publicado pela Esquire. Confira a transcrição dessa conversa abaixo:

Robert: Vamos dizer que Viserys Targaryen chegue com 40 mil Dothraki gritando junto dele. Nós nos escondemos em nossos castelos. Uma estratégia inteligente. Só um idiota iria de encontro aos Dothraki num campo aberto. Eles nos deixam em nossos castelos. Vão de cidade em cidade, botando fogo em tudo, matando qualquer homem que não consiga se esconder, roubando nossas colheitas e nosso gado, escravizando todas as nossas mulheres e crianças. Por quanto tempo o povo dos Sete Reinos aguentaria ficar dependendo de seu rei ausente, seu covarde rei se escondendo atrás das paredes? Quanto tempo demoraria para o povo decidir que Viserys Targaryen é o monarca legítimo afinal?

Cersei: Nós ainda estamos em maior número.

Robert: Qual é o maior número, cinco ou um?

Cersei: Cinco.

Robert: *levantando cinco dedos de uma mão* Cinco… *agarrando o punho fechado da outra* … Um. Um exército, um exército de verdade, unido atrás de um líder com um propósito. Nosso propósito morreu com o rei louco.

É claro que essa previsão foi feita em circunstâncias bem diferentes das atuais, quando Viserys e o próprio Robert ainda estavam vivos, por exemplo, mas não deixa de ser aplicável ao momento em que a guerra se encontra agora. Isso porque Robert não sabia da existência dos dragões, que podem complicar ainda mais a vida de Cersei.

Resta saber se ela vai lembrar dessa esclarecedora conversa na hora de pensar em suas estratégias para o inevitável embate que vem por aí, seja no próximo episódio ou mais pra frente.

Mas o futuro de Daenerys também não parece fácil, já leu a teoria que indica uma traição de Missandei? Confira aqui.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments