'BowJack Horseman' a série da Netflix que narra o fracasso do sucesso

bj6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

BowJack Horseman é uma série animada produzida pela Netflix que narra, por meio de doses cavalares de acidez e ironia, a história do astro dos anos 90, BoJack Horseman, que batiza o nome da sitcom, após seus anos de sucesso a frente do programa Horsin’ Around. As cores extremamente vivas e efusivas da animação equilibram o tema da série: o fracasso.

O enredo é contado por meio de fábulas, ou seja, animais antropomorfizados, ganham características humanas. Nesta obra, eles, inclusive, interagem com as pessoas. A própria figura central é um cavalo.

Depois de protagonizar um seriado, nos anos 90, que o tornou famoso, BoJack pendurou as chuteiras do showbizz e está aproveitando a vida em sua mansão sob as colinas de Hollywood. Vez ou outra ele participa de um job, embora não precise. Também é reconhecido pelo público nas ruas de Los Angeles e tudo indica que a biografia do astro se tornará um best-seller.

Ao que parece, ele conquistou A Ilha dos Bem Aventurados, espaço destinado aos gloriosos, aos que viram, vieram e venceram. Mas, na verdade, o ator está estagnado em sua vida pessoal. É acometido por surtos de raiva, regados ao álcool. A bem da verdade está quase que relegado ao ostracismo e imerso em um ambiente superficial.

BowJack não é um herói, muitas de suas atitudes são egoístas. O cavalo é capaz de machucar as pessoas, mesmo quando tenta protegê-las. Há inúmeros desafetos no mundo do showbizz. No entanto, é fácil criar identificação e empatia pelo personagem. Sobretudo ao conhecer sua jornada da infância opressora dos pais que sempre minaram sua autoestima ao passo que o cobraram demais, sobretudo, a mãe. Além dos decadentes shows de stand-up, enquanto lutava pelo reconhecimento, até o estrelato e depois dele. O núcleo principal da série, além de BowJack, é constituído por quatro personagens: Princesa Carolyne, agente do artista, com quem este mantém um relacionamento casual, Todd, um garoto que mora no sofá do homem-cavalo, Mr. PeanutButter, um cachorro que protagoniza um programa nos mesmos moldes de Horsin’Around e, sua namorada, Diane, jornalista que trabalha como ghost-writer

Princesa Carolyne

A felina trabalha como agente. Ela é prática e ágil. Não perde tempo. Princesa Carolyne está sempre em busca de talentos para gerenciar e de empregos para BowJack, mesmo que nem sempre seja valorizada em seu ofício. É uma personagem solitária, que se desdobra entre livrar BowJack dos problemas e a vida de mulher moderna que prioriza o âmbito profissional, enquanto equilibra as esferas afetiva, social e, também, o desejo de ser mãe.

Todd

Desligado, engraçado e preguiçoso, Todd mora no sofá de BowJack. Frequentemente ajuda o astro a sair de enrascadas, mas a sua dificuldade em lidar com responsabilidades também o prejudica. Ligado em música e videogame, com o desenvolvimento da trama, a faceta criativa e talentosa de Todd é revelada, principalmente, ao ser notado por outros personagens.

Mr. PeanutButter

Mr. PeanutButter é um cachorro que protagoniza uma reciclagem de Horsin’ Around. Astro do momento que se envolve em vários projetos, ele representa a oposição de BowJack, está no auge da carreira.  Minimamente engraçado, este é um personagem excessivamente adorável e exemplar.

Diane

Jornalista, Diane é contratada para escrever a biografia de BoJack como ghost writer, atividade que ela domina, embora seu objetivo fosse reportar sobre grandes movimentos sociais e histórias. Filha desgarrada de uma família de perdedores e, constantemente, humilhada pelos irmãos e a mãe, Diane é uma mulher prática e fechada. A convivência com BowJack, devido a biografia em andamento, faz com que os dois se aproximem e o cavalo se questione sobre o que sente pela jornalista, que desde o início da trama está comprometida com Mr. PeanutButter.

Outros personagens também aparecem frequentemente na série, como Pinky, o editor que coordena a biografia de BowJack e personifica os apuros da mídia impressa, e Sarah Lynn, uma antiga estrela infantil no estilo Miley Cirus e Lindsay Lohan que encarna a tríade composta pela inocência infantil, a sexualização juvenil e as drogas. Celebridades reais também são retratadas na animação, com aparições de Beyonce e Andrew Garfield.

Criada por Raphael Bob-Waksberg, a obra é uma sátira ao meio das celebridades. BowJack Horseman está disponível no Netflix. Atualmente, a série tem quatro temporadas contendo 12 episódios cada. O astro de Breaking Bad, Aaron Paul, que encarnava Jessie Pinkman, é um dos produtores executivos e dubladores desta sitcom.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments