10 personagens negros que mostram a importância da representatividade

Lucas Sinclair Stranger Things
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

De acordo com o sociólogo jamaicano Stuart Hall a representação é a produção de sentido pela linguagem. Representar as culturas, as etnias e os costumes está atrelado a como esse conjunto de elementos é transmitido nas manifestações artísticas como o cinema, a fotografia, a pintura e, é claro, as histórias em quadrinho, seriados de televisão e desenhos animados.

Durante séculos, homens e mulheres negros foram retratados quase que de forma unanime como figuras marginalizadas, distantes do epicentro estético, econômico e político da sociedade. Quando não de todo a margem em nome do protagonismo branco. O que ainda ocorre, embora haja, na contemporaneidade, personagens centrais representados nas narrativas, tal como os heróis da Marvel Luke Cage e Pantera Negra, este, o primeiro personagem negro da HQs, criado em 1963.

A desmarginalização do corpo negro no imaginário é um movimento sem retrocesso. É uma conquista. Sobretudo ao lembrarmos da importância da representação ao gerar identidade. O número de afro descendente não marginalizado nas narrativas ficcionais não pode ser ignorado, bem como o alcance e a expressão dessas produções. Um exemplo é a professora de direito e advogada Annalise Keating, da série How to Get Away With Murder e, também, mais recentemente Érica, menininha que, com pouco tempo de tela em Stranger Things, já conquistou os fãs do programa.

Concebido por Stan Lee como uma metáfora para o movimento negro e das minorias, X-men é um dos melhores exemplos para ilustrar o combate às formas de opressão ao que não integra o padrão social e hegemônico da sociedade. Não à toa, Charles Xavier, o professor X, muitas vezes é comparado com Martin Luther King Jr. O conceito do grupo de mutantes ganha força quando um dos personagens presentes desde a fundação dos X-Men é uma mulher negra que, pouco a pouco, se torna uma liderança.

1. Tempestade – X-Men

Tempestade, cujo verdadeiro nome é Ororo Munroe, é uma das líderes do X-Men e professora da Escola Charles Xavier para Jovens Superdotados. A heroína da Marvel integra a franquia da Marvel desde o surgimento do grupo em 1975, na revista Giant-Size X-Men.

Ela é capaz de dominar o tempo e as mudanças climáticas. Além disso, é tia de Spyke, jovem que apareceu na série animada X-Men Evolution (2000) e affair de ninguém menos que o Pantera Negra.

No cinema, ela foi vivida pelas atrizes Halle Berry e Alexandra Shipp.

2. Super Choque – Super Choque

Após ser exposto a um gás misterioso, o adolescente Virgil Ovid Hawkins adquiriu super poderes e tornou-e um meta humano. Com a capacidade de manipular a eletricidade, Virgil, sob o pseudônimo de Super Choque, passa a combater o crime em Dakota, nos Estados Unidos.

Outros que entraram em contato com o produto químico também ficaram poderosos, é o caso de Richie que ganhou uma inteligência fora do comum. Ele ajuda Super Choque em muitas aventuras, sobretudo, na criação de bugigangas.

Super Choque foi baseado na arte do estúdio de histórias em quadrinho Malestone Midia, mas tornou-se conhecido ao ser transmitido no Cartoon Network entre 2001 e 2006.

3. Lucas Sinclair – Stranger Things

Lucas é um dos integrantes do quarteto principal de Stranger Things, série de sucesso da Netflix que estreou em 2016.

Assim como Mike e Will são mais próximos dentro do próprio grupo, o mesmo ocorre com Lucas e Dustin. Sobretudo, ao lembrar que, na primeira temporada, Lucas teve dificuldades em aceitar Eleven. Já na temporada seguinte, o garoto faz mais aparições e ainda descola uma namorada.

4. Carl – Os Simpsons

A primeira aparição de Carl, em Os Simpsons, foi em 1990, no episódio A Noite de Folga de Homer. Ele é um dos colegas de Homer Simpson que trabalha na Usina Nuclear de Springfield. O que poucos sabem é que os dois também são primos.

Carl é um dos frequentadores da Taverna do Moe e, especula-se, namorado de Lenny, embora isso nunca tenha sido oficialmente confirmado. O relacionamento dos dois é, inclusive, frequentemente questionado pelos demais personagens. No desenho, Carl é descrito como um dos homens mais inteligentes de Springfield.

5. Finn – Star Wars

Finn é um dos principais personagens da nova trilogia de Star Wars, inaugurada em Star Wars: O Despertar da Força, de 2015. Inicialmente, Finn era o FN-2187, um stormtrooper da Primeira Ordem, movimento que é uma espécie de renovação do Império. Ao se revoltar, Finn passa a ajudar o piloto da Resistência Poe Demeron.

Separado do novo amigo após um confronto, o ex. soldado da Primeira Ordem encontra-se sozinho no planeta Jakku até encontrar Rey. Este foi um personagem alvo de racismo durante os teasears de Star Wars. Algumas pessoas, inclusive, sugeriram boicotar o filme, o que obviamente não deu certo já que a franquia lucrou cerca de US$200 milhões.

No cinema, Finn é interpretado pelo ator John Boyega.

6. CJ – Grand Theft Auto: San Andreas

CJ é o protagonista do aclamado game Grand Theft Auto: San Andreas, de 2004, lançado, inicialmente, para Xbox e Playstation 2.

Membro da gangue Grove Street, é ao controlá-lo que o jogador participa de duelos entre outros grupos, conquistas de territórios e até roubos de projetos do governo como o famoso JetPack. Além de fugas insanas e tiroteios no mundo aberto produzido pela Rockstar Games.

No game, CJ retorna a cidade natal para o funeral de sua mãe. Lá, ele precisa retomar o território de sua gangue ao lado de velhos amigos como Big Smoke, Ryder e Sweet. O jogador tem total liberdade para explorar o mapa e realizar as missões com as armas, os automóveis, os carros e as roupas que desejar.

CJ é sem dúvida o personagem mais famoso da franquia GTA. Além de um dos mais famosos dos videogames.

7. Michonne – The Walking Dead

Misteriosa espadachim da série The Walking Dead, Michonne apareceu na terceira temporada do programa, em 2011, acompanhada por dois zumbis domesticados e a icônica Katana nas mãos.

A princípio, a lutadora não cativou Rick e seu grupo, sendo vista com desconfiança pelo policial. Calada e arisca, ela apareceu na prisão após Merle, o detestável irmão de Daryl, sequestrar Glenn e Maggie. Ela ajuda Rick e os outros sobreviventes a invadir Woodbury para salvar o casal.

Ao longo do seriado ela consegue conquistar não só a confiança de Rick, bem como seu coração. Danai Guirara encarna Michonne na televisão.

8. Dee Jay – Street Fighter

O jamaicano Dee Jay é um dos lutadores de Street Fighter, presente na franquia desde Street Fighter II: the new challengers, de 1993. Sua habilidade é o kickboxing, que mistura com passos de dança.

10. Annalise Keating – How to Get Away With Murder

Annalise é a protagonista da aclamada série policial How To Get Away With Murder, no ar desde 2014. Advogada de sucesso e professora talentosa, Annalise é uma mulher forte e que não mede esforços, nem físicos nem éticos, para proteger as pessoas com as quais se importa. Sobretudo, o grupo de estagiários que a acompanha desde a primeira temporada.

O espectador acompanha a derrocada e o renascimento de Annalise ao se envolver em tramas cada vez mais complexas que envolvem desde a morte de seu marido, Sam, na primeira temporada, até misteriosas queimas de arquivo em um meio onde a promiscuidade entre Justiça e poder pode corromper qualquer um. Na televisão, a maravilhosa Viola Davis é responsável por dar vida à advogada.

10. Morpheus – Matrix

Na trilogia das irmãs Wachowski, de 1999 a 2003, Morpheus é o líder do grupo que tem como objetivo libertar os humanos do domínio das maquinas e da escravização dos seres humanos na Matrix, uma realidade fictícia gerada por computador.

Interpretado pelo ator Laurence Fishboune, Morpheus busca o Escolhido, aquele que será o responsável pela derrocada das máquinas. Ao encontrá-lo e libertá-lo da ilusão causada pela Matrix, ele atua como mentor deste que se intitula Neo.

Morpheus também é uma figura paterna para os outros que, assim como Neo, libertou.

Outros personagens merecem menções honrosas como os heróis da DC Comics, o Lanterna Verde, John Stewart, e o Ciborgue, famosos integrantes da Liga da Justiça.

Nos videogames o lutador de punhos mecânicos Jax está presente na franquia desde Mortal Kombat II. Já no cinema, Cleon é o lider dos Warriors, gangue dos mocinhos do filme Os Selvagens da Noite. O filme influenciou é mais uma das referencias nostálgicas de Stranger Things.

Sem esquecer a cômica dupla de amigos Kenan & Kel que animou a infância de muita gente que cresceu sintonizada na Nickelodeon.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments