Os 5 palhaços mais assustadores da cultura pop

JigSaw
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Com o sucesso do remake It- A coisa, baseado no livro homônimo do escritor norte-americano Stephen King, o mistério e as lendas em torno da figura de palhaços voltou a ser tendência. Em 2016, por exemplo, diversas pessoas se vestiram de palhaços e causaram pânico em vários países como os Estados Unidos, França, Canadá e até no Brasil. Também há a história do serial killer John Wayne Gacy, que a partir dos anos 1970 começou a colecionar os corpos das vítimas, debaixo de casa, enquanto se fantasiava de palhaço para entreter as crianças da vizinhança. E claro que os produtores audiovisuais, os criadores de histórias em quadrinho, mangás e jogos eletrônicos também exploraram a faceta maléfica desses animadores de cara pintada;

1. Coringa

O principal vilão da DC Comics é o inimigo número um do Batman. Sua primeira aparição foi numa HQ em 1940 e, de lá para cá, arranjou encrenca não só com o Cavaleiro das Trevas como também com todos os membros da Liga da Justiça. Além dos quadrinhos, o Coringa também deslizou para a televisão e foi interpretado por Cesar Romero. Já no cinema, foi encarnado por Jack Nicholson, Heath Ledger e, por último, Jared Letto. Já nas animações, dos anos 1990, e nos games, como em Injustice, Mark Hammil emprestou a voz ao palhaço.

Há muitas versões sobre a origem do Coringa, de uma criação abusiva ou humorista fracassado. Entre elas, antes de se tornar um dos maiores vilões da cultura pop, existe a versão em que ele caiu em um tonel de produtos químicos, ao ser perseguido pelo Batman quando fazia parte do bando do Capuz Vermelho. A história, criada por Alan Moore, é uma das mais populares da mitologia do homem morcego e é apresentada na HQ A Piada Mortal, de 1988.

2. Pennywise

Vilão tanto do livro quanto do filme It – A Coisa, Pennywise surgiu em 1986 no livro homônimo de Stephen King. Uma entidade maléfica que assombra a cidade de Derry tem a habilidade de transformar-se nos maiores medos de suas vítimas, entretanto, o palhaço é a sua persona favorita. Na obra, cinco amigos decidem enfrentar a Coisa, que retorna a cada 27 anos.  A obra de King recebeu duas adaptações: este ano para o cinema, com Bill Skarsgard encarnando a pele de Pennywise e, em 1990, para televisão com Tim Curry, ninguém menos que o mordomo de Esqueceram de Mim.

Confira também: 23 filmes assustadores na Netflix para dormir de luz acesa

3. Billy

Billy é o palhaço de Jogos Mortais. Trajado de terno preto, ele é frequentemente visto sobre seu peculiar triciclo vermelho. O palhaço, na verdade, é uma espécie de marionete usada pelo Jigsaw para se comunicar com os participantes do jogo sádico. Billy está presente em todos os filmes da franquia desde 2004 que, atualmente, já somam oito volumes.

4. Arlequina

Percorrendo o caminho contrário da maioria dos personagens de histórias em quadrinho, que são aproveitados em outras mídias, Arlequina surgiu em 1992 diretamente para a série de TV animada de Batman. Antes de se tornar vilã membro do Esquadrão Suicida e par romântico do Coringa, Arlequina era conhecida como Harleen Frances Quinzel, psiquiatra do Asilo Arkham.

A personagem recebeu destaque ao ser interpretada pela atriz Margot Robbie, em Esquadrão Suicida, lançado em 2016. Arlequina também é personagem do jogo Injustice.

5. The Clowns

Esta é uma gangue de motoqueiros do mangá cyberpunk Akira, de Katsuhiro Otomo, publicado em 1982, e na animação de 1988. O bando de palhaços rivaliza com o grupo de Kaneda e Tetsuo. A base dos vilões é um velho boliche em Neo-Tóquio, como a capital japonesa ficou conhecida após a Segunda Guerra Mundial.

Esses foram alguns dos inúmeros personagens de palhaços que nos cercam, tanto em produções audiovisuais como em HQs. Você lembra de outros palhaços que dão medo? Comenta para gente 🙂

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments