Os 25 anos do filme 'O Guarda-Costas', de Whitney Houston e Kevin Costner

whitney-houston-bodyguard
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Em dia 25 de novembro de 1992 estreava um dos maiores clássicos do cinema, O Guarda-Costas, ou The Bodyguard, dirigido por Mick Jackson e estrelado por Kevin Costner e Whitney Houston.

O convite para estrelar o filme, no papel de Rachel Marron, aconteceu ainda na época em que Whitney Houston era uma estrela em ascensão. A diva se consagrou como atriz, mas foram nos números musicais que Houston se destacou. Entretanto, um detalhe foi revelado 20 anos depois após o lançamento do filme, e após a morte da cantora, em 2012: Kevin Costner admitiu que Whitney sofreu com problemas sobre a aceitação do papel, principalmente pela sua cor de pele.

Na época, o filme não foi tão bem recebido por alguns críticos e a trilha-sonora foi o ponto que mais chamou a atenção. The Bodyguard: Original Soundtrack Album estreou em #1 na Billboard 200 e permaneceu nessa posição durante 20 semanas. Com 44 milhões de cópias vendidas, também alcançou a impressionante marca (que mantém até hoje) de quarto álbum mais vendido de todos os tempos. E o sucesso foi tão grande que o álbum será relançado no dia 17 de novembro desse ano em uma versão comemorativa de 25 anos.

A versão original do álbum contava com 13 faixas, incluindo as faixas mais famosas da cantora I Will Always Love You, I Have Nothing, I’m Every Woman e Queen Of The Night.

  1. I Will Always Love You – Whitney Houston (Parton)
  2. I Have Nothing – Whitney Houston (Foster/Thompson-Jenner)
  3. I’m Every Woman – Whitney Houston (Ashford/Simpson)
  4. Run To You – Whitney Houston (Houston/Friedman/Rich)
  5. Queen Of The Night – Whitney Houston (Babyface/Houston/Reid/Simmons)
  6. Jesus Loves Me – Whitney Houston (Caldwell/Winans)
  7. Even If My Heart Would Break – Kenny G And Aaron Neville (Golde/Gurvitz)
  8. Someday – Lisa Stansfield (Devaney/Morris / Stansfield)
  9. It ‘S Gonna Be A Lovely Day – The S.O.U.L S.Y.S.E.M. (Clivillés/Cole/Never/Scarborough/Visage/Withers)
  10. (What ‘S So Funny ‘Bout) Peace, Love And Understanding – Curtis Stigers (Lowe)
  11. Waiting For You – Kenny G
  12. Trust In Me – Joe Cocker Feat. Sass Jordan (Beghe/Midnight/Swersky)
  13. Theme From Bodyguard – Alan Silvestri (Silvestri)

Capa do álbum lançado em 1992

I Will Always Love You

O que muita gente não sabe é que a música mais famosa na voz de Whitney Houston é na verdade uma regravação. A música original pertencia a Dolly Parton e o interessante é que a gravadora de Whitney não queria que a faixa fosse o primeiro single da trilha-sonora, por causa de sua introdução acapela, o tornaria a música pouco radiofônica. Mesmo assim, Whitney e Kevin insistiram. A faixa foi eleita a canção feminina mais bem sucedida da história e ficou em #1 no Billboard Hot 100 durante 14 semanas consecutivas, um recorde absoluto na época. Durante todo o clipe, com exceção das cenas do filme, a diva permanece sentada pois estava grávida de sua filha, Bobbi Kristina.

O clipe acaba de alcançar a marca de 500 milhões de visualizações no YouTube, mesmo a data de lançamento do clipe no site ser de 2010.

I Have Nothing

Outro hino de The Bodyguard, a faixa chegou em #4 na Billboard Hot 100. Escrita por David Foster e Linda Thompson, I Have Nothing é também um dos maiores sucessos de Whitney Houston. Se você assistir algum programa de calouros é quase certo que em algum momento alguém vai cantar essa música.

E uma curiosidade sobre I Have Nothing é que, anos depois de seu lançamento, Britney Spears regravou uma demo ao assinar contrato com a Jive Records.

A canção foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original e para o Soul Train Music Award, de 1994, para Melhor Single R&B Feminino. O clipe foi dirigido por Steve Barron e exibe Whitney cantando em um salão de jantar com cenas intercaladas do filme.

I’m Every Woman

Pouca gente sabe que I’m Every Woman também é uma regravação. Lançada oficialmente em 1979 por Chaka Khan, a música ficou em #21 no Billboard Hot 100. Alguns anos depois, a canção se perpetuou na voz de Whitney como o segundo single do álbum.

Quando a versão de Whitney foi lançada para integrar a trilha sonora do filme, I Will Always Love You já estava em #1 e mesmo assim alcançou o #4 na Billboard Hot 100. Durante o clipe, aparecem algumas cenas da mãe de Whitney, Cissy Houston, além da própria Chaka Khan, Valerie Simpson, Martha Wash e a girl band TLC. A música rendeu a Whitney um NAACP Image Award pelo clipe e uma indicação ao Grammy por Melhor Performance Vocal de R&B.

O Guarda-Costas

O filme conta a história de uma cantora chamada Rachel Marron que, após se tornar um fenômeno de vendas, descobre ter um perseguidor. O homem ameaça a cantora de formas perturbadoras o que induz Rachel a contratar Frank Farmer, um ex-agente do serviço secreto como seu guarda-costas. Embora o filme tenha sido lançado em 1993, ele havia sido proposto por Lawrence Kasdan originalmente em 1976, com Steve Mc Queen e Diana Ross. Ou seja, no roteiro original, não existia a participação de Whitney Houston.

O Guarda-Costas arrecadou mais de US$ 400 milhões nas bilheterias.

Em 2011, a Warner Bros anunciou que faria um remake do filme moldado aos tempos da internet e Rihanna foi cotada para o papel principal. Mas a Embaixadora de Barbados recusou e o projeto foi engavetado.

Outra curiosidade interessante é que em 2012, o ano que Whitney faleceu, Kevin Coster revelou que ao lado da Princesa Diana planejou uma sequência para o filme em que ela seria a personagem principal. Ainda de acordo com o ator, o roteiro foi entregue para Diana em 31 de agosto de 1997, a mesma noite em que ela sofreu o acidente de carro em Paris.

I Wish You Love: More From The Bodyguard

A Sony está relançando a trilha-sonora em comemoração aos 25 anos do sucesso. A coletânea traz um material inédito com versões ao vivo e de estúdio das canções do filme.

Confira o tracklist:

1. I Will Always Love You (Alternate Mix)
2. I Have Nothing (Film Version)
3. I’m Every Woman (Clivilles & Cole House Mix I Edit)
4. Run to You (Film Version)
5. Queen of the Night (Film Version)
6. Jesus Loves Me (Film Version)
7. Jesus Loves Me (A Capella Version)
8. I Will Always Love You (Film Version)
9. I Have Nothing (Live)
10. Run to You (Live)
11. Jesus Loves Me / He’s Got The Whole World In His Hands (Live)
12. Queen of the Night (Live)
13. I Will Always Love You (Live)
14. I’m Every Woman (Live)

Vamos comemorar os 25 anos do filme O Guarda Costas!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments