7 coisas que você precisa saber sobre Viva - A Vida é Uma Festa, novo filme da Pixar

coco2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Falta pouco menos de três semanas para a estreia, nos Estados Unidos, de Coco, novo filme da Pixar – que, aqui no Brasil, ganhou o questionável título Viva – A Vida é Uma Festa. Por aqui, o filme ainda vai demorar mais alguns meses para chegar – mas que tal já conhecer um pouco mais sobre a produção e se preparar para a estreia?

1. Coco é inspirado na cultura mexicana – e no famoso Día de Muertos

A equipe do filme – diretores, roteiristas, produtores – viajou diversas vezes ao México, para entender o Día de Muertos e buscar referências e tradições que pudessem ser aproveitados no filme, sem que o longa parecesse caricato ou baseado em clichês. Por isso, a animação demorou nada menos que seis anos para ficar pronta. Também por isso, o México foi o primeiro país a assistir Coco: o filme estreou por lá no dia 27 de outubro, no final de semana anterior ao Día de Muertos.

2. A produção conta com veteranos da Pixar

Lee Unkirch, idealizador e diretor do filme, assinou também Toy Story 3. O roteirista e co-diretor Adrian Molina trabalhou em Ratatouille, Toy Story 3, Universidade Monstros e O Bom Dinossauro. E Michael Giacchino, responsável pela trilha sonora, criou também as músicas de nada menos que Os Incríveis, Ratatouille, Up, Divertidamente e Zootopia.

3. Todo o elenco é formado por atores e atrizes de origem latina

Quem dubla Miguel é o estreante Anthony González. Os atores mais famosos do elenco são Benjamin Bratt, que dubla Ernesto de La Cruz, ídolo de Miguel; e Gael García Bernal, que dubla o esqueleto Hector. Além deles, estão no elenco Ana Ofelia Murguía, Renée Victor, Jaime Camil, Sofía Espinosa, Luis Valdez, Lombardo Boyar, Edward James Olmos, Alanna Ubach, Selene Luna, Alfonso Arau, Herbert Siguenza, Octavio Solis, Gabriel Iglesias, Cheech Marin e Blanca Araceli.

4. Este é o filme mais musical da Pixar até agora

Até mesmo por causa do roteiro: Miguel, o protagonista, é um menino de 12 anos que sonha em ser músico – apesar de sua avó ter banido a música da família depois que seu tataravô largou a esposa para seguir carreira artística. Enquanto persegue seu sonho, Miguel acaba encontrando um caminho para a Terra dos Mortos, onde conhece seus antepassados e descobre mais sobre a história de sua família. Trechos de algumas canções do filme – Remember Me, Un Poco Loco e The World Is Mi Familia – já foram divulgados, com trechos cantados em inglês e espanhol; e a maioria delas inspiradas em ritmos mexicanos tradicionais.

5. Dante é inspirado numa raça real de cachorros

O cachorro de estimação de Miguel – que inclusive ganhou um curta só seu, intitulado Dante’s Lunch – é inspirado na raça Xoloitzcuintli (ou ‘Xolo’), também conhecido como ‘Mexican Hairless Dog’: como diz o nome, uma raça mexicana de cães sem pêlos.

6. É a segunda vez que a Pixar lança mais de um filme no mesmo ano

A primeira foi em 2015, com Divertidamente e O Bom Dinossauro – o normal é que o estúdio só trabalhe em uma grande produção por ano. Neste ano, a Pixar já lançou Carros 3.

7. Olaf’s Frozen Adventure estreia com o filme

Antes das sessões de Coco, será exibido Olaf’s Frozen Adventure, novo curta-metragem da Disney, protagonizado por Olaf, do mega sucesso Frozen.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments