O lançamento da Fenty Beauty, marca de Rihanna, e seu significado para as mulheres negras

fenty-beauty-rihanna
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares

Em setembro de 2017, foi lançada a linha Fenty Beauty a marca de maquiagem de Rihanna. Com o objetivo de fazer diferente das outras marcas de beleza, Riri mostra que participa em quase que 100% do processo de criação. “Eu quis ter certeza que todos os tons de pele fossem aceitos”, esse foi o discurso que Rihanna fez logo após o lançamento da Fenty Beauty. E é graças a gama de cobertura de tons de pele que a maioria das mulheres agora tem a possibilidade de se maquiar sem medo. Depois de décadas com a indústria de maquiagem priorizando peles claras, e quando peles escuras não eram levadas em conta, Rihanna foi uma das poucas artistas negras que se inseriu na indústria de cosméticos e conseguiu mudar o jogo.

A revolução nesse universo foi tão representativa, que a redatora Bianca Lambert deu seu depoimento sobre sua experiência de percepção ao lançamento da Fenty Beauty e o que a fez apoiar Rihanna nessa nova estrada. O texto abaixo é uma tradução do Pop Sugar. Para ler ele na íntegra e em inglês, clique aqui.

Veja também: A Rihanna engordou? A pressão e insegurança das pessoas quanto à estética

Representatividade e Lançamento da marca

Quando eu ouvi que Rihanna lançaria uma linha de maquiagem, eu sabia que eu teria que dar apoio a ela. Rihanna sempre foi uma inspiração de beleza e estilo para mim desde que tomou controle de sua imagem com o lançamento do álbum Good Girl Gone Bad. Os seus álbuns me ajudaram a superar um coração partido (o Rated R), me fez entender meu poder como mulher (o Unapologetic), e me ajudou a entender que sempre há uma oportunidade de se reinventar, mesmo que as pessoas achem que sua nova visão não é válida (o ANTI). Eu conheço muita gente que compartilham da mesma admiração por ela como um ícone de beleza e estilo.

Como uma mulher negra, ela é muito mais que uma mulher linda e desafiadora. Ela é a verdadeira representação da #MagiadaMulherNegra. Ela é uma mulher negra que chegou com tudo lidando com momentos íntimos através do olhar do público. Enquanto ela estava rumo ao estrelato, ela nunca parou de nos dar suporte. E quando eu digo nós, eu falo das mulheres negras. Fenty Beauty fala com aquelas oferecendo mais de 40 tons de base que foram criadas pensadas em nós.

Eu ouvi uma grande decepção de algumas meninas sobre a linha ser “básica”. Como uma pessoa me falou uma vez, “Não tem nenhum fator WOW (nos produtos)”, o que pode ser dependendo da sua perspectiva. Se você nunca lidou com o problema de achar o seu tom verdadeiro de base, essa coleção poderia não significar muita coisa para você. Se você é alguém como eu que sempre teve problemas em achar o seu tom, Fenty Beauty é TUDO!

Se nós queremos uma representante no ramo da beleza, nós temos que dar apoio às marcas que estão pensando além do lucro.

Shade for days. @cocoaswatches is 430. What are you? #rihgram

Uma publicação compartilhada por FENTY BEAUTY BY RIHANNA (@fentybeauty) em

A importância de consumir Fenty Beauty

(…)
Quantas marcas estão por aí com uma linha para pessoas negras? Quantas fazem produtos pensando em nós? Não muitas. Se eu não apoio a iniciativa da Rihanna, há uma chance de outras marcas acharem que isso não dá certo e continuarem a ignorar esse segmento. Se queremos representatividade na beleza, nós temos que dar apoio a marcas que estão pensando além do lucro. Com isso na cabeça, eu sigo comprando esse tipo de maquiagem.

Nós sabemos que a linha da Rihanna esgotou rapidamente. Ela é a Rihanna. Mas há outro fator que deve ser levado em consideração. Sua campanha é inclusiva, a embalagem é ótima e ela deixa muito claro que chegou nessa linha para ficar.

Eu não sei se essa linha vão viver vendendo bem, mas eu tenho uma esperança de que sim. É claro que assim como suas parcerias com River Island, Puma e Manolo Blahnik, Riri não coloca o nome dela em algo que ela não esteja 100% incluída no processo de criação e desenvolvimento.

Eu sei que isso é apenas o começo para a marca Fenty Beauty mas eu mal posso esperar para saber qual é o próximo.”

Texto original escrito por Bianca Lambert, do Pop Sugar: https://www.popsugar.com/beauty/What-Fenty-Beauty-Means-Woman-Color-43993767

Bianca Lambert, redatora do Pop Sugar

Caso você queira comprar um produto da Fenty Beauty, infelizmente ele não tem no Brasil, mas você pode comprar online pela loja do site oficial que entrega na sua casa.

Comments

comments