'Insecure' é uma ótima série que você precisa conhecer

A1nrC4TUPLL._RI_-1170x878
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares

Mesmo que já esteja em sua 3ª temporada, Insecure não fez muito sucesso aqui no Brasil. Isso significa que as pessoas não estão prestando a devida atenção no conteúdo, que é inspirado na vida real da atriz, roteirista, diretora, produtora, criadora e protagonista da série, Issa Rae.

Exibida pelo canal de TV fechada HBO desde 2016, a série conta a história de Issa (interpretada pela criadora da série) e suas aventuras cotidianas como uma mulher negra americana que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ao redor de Issa estão Molly (Yvonne Orji), Kelli (Natasha Rothwell) e Tiffany DuBois (Amanda Seales), suas melhores amigas. Além delas, Daniel King (Y’lan Noel) e Lawrence Walker (Jay Ellis), seus interesses amorosos, também participam da história.

Mas a importância da série está no quão fácil é – creio que para qualquer pessoa – se conectar com as histórias vividas pelos personagens. E isso só acontece por causa do modo realista como o roteiro se desenrola: assim como na vida real, são raros os “finais felizes”.

Em contrapartida, são constantes as reclamações dos espectadores em relação às escolhas feitas pelos personagens, devido à qualidade bastante duvidosa destas. É claro que para pessoas negras há algumas camadas a mais em quase tudo o que acontece no enredo, ainda mais para as mulheres negras.

São incontáveis os comentários sobre todos os problemas e felicidades que estão ligados a ser negro(a) na sociedade americana. Além disso, o fato de ser uma série pensada por mulheres faz com que a maneira de tratar todos os conflitos e comportamentos femininos sofra o mínimo de influência machista possível. E isso é tão novo que chega a causar certa estranheza para quem não está acostumado, principalmente durante as cenas de sexo.

Uma das coisas mais legais sobre Insecure é a sua origem como websérie do Youtube. Issa Rae é formada em Estudos Africanos e Afro-Americanos pela Universidade de Stanford e, enquanto estava na universidade, começou a se aventurar pelo mundo do audiovisual ao criar a série/reality show Dorm Series. Em 2011 – com a ajuda de sua amiga, Tracy Oliver – ela criou Awkward Black Girl, uma versão mais simples da série que futuramente seria exibida pela HBO.

Na série da internet, a personagem principal se chama J (e também é interpretada por Issa) e a história aborda suas relações com colegas de trabalhos e interesses amorosos. Os episódios são bem curtinhos e é curioso acompanhar o quão “crua” a produção era. Outro fato interessante é que a 2ª temporada de Awkward Black Girl foi produzida por Pharrell Williams e estreou exclusivamente em seu canal no Youtube, o I am OTHER. Issa continua a atualizar seu canal no Youtube até hoje com diversos curtas-metragens, séries e programas que focam em pessoas negras.

Ah! E não dá para finalizar sem citar a trilha sonora de Insecure que também é muito boa e faz bastante sucesso, graças à curadoria especial de Issa. As músicas utilizadas em cada episódio são disponibilizadas em playlists no Spotify, como essa:

Enfim, vale muito a pena dar uma chance à série porque:

  • narrativas negras importam;
  • os episódios têm duração entre 20 e 30 minutos;
  • a história é ótima e feita sob um ponto de vista bem diferente;
  • a trilha sonora é maravilhosa e sempre inclui sucessos recentes, principalmente, dos gêneros hip-hop e R&B;
  • eu tenho quase certeza que você vai querer entrar nesse universo só para viver dando bronca (e risadas!) com os personagens.

A 3ª temporada está sendo exibida pelo canal pago HBO e seu serviço de streaming, o HBO GO.

Comments

comments