in , , ,

‘Insecure’ é uma ótima série que você precisa conhecer

Mesmo que já esteja em sua 3ª temporada, Insecure não fez muito sucesso aqui no Brasil. Isso significa que as pessoas não estão prestando a devida atenção no conteúdo, que é inspirado na vida real da atriz, roteirista, diretora, produtora, criadora e protagonista da série, Issa Rae.

Exibida pelo canal de TV fechada HBO desde 2016, a série conta a história de Issa (interpretada pela criadora da série) e suas aventuras cotidianas como uma mulher negra americana que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ao redor de Issa estão Molly (Yvonne Orji), Kelli (Natasha Rothwell) e Tiffany DuBois (Amanda Seales), suas melhores amigas. Além delas, Daniel King (Y’lan Noel) e Lawrence Walker (Jay Ellis), seus interesses amorosos, também participam da história.

Mas a importância da série está no quão fácil é – creio que para qualquer pessoa – se conectar com as histórias vividas pelos personagens. E isso só acontece por causa do modo realista como o roteiro se desenrola: assim como na vida real, são raros os “finais felizes”.

Em contrapartida, são constantes as reclamações dos espectadores em relação às escolhas feitas pelos personagens, devido à qualidade bastante duvidosa destas. É claro que para pessoas negras há algumas camadas a mais em quase tudo o que acontece no enredo, ainda mais para as mulheres negras.

São incontáveis os comentários sobre todos os problemas e felicidades que estão ligados a ser negro(a) na sociedade americana. Além disso, o fato de ser uma série pensada por mulheres faz com que a maneira de tratar todos os conflitos e comportamentos femininos sofra o mínimo de influência machista possível. E isso é tão novo que chega a causar certa estranheza para quem não está acostumado, principalmente durante as cenas de sexo.

Uma das coisas mais legais sobre Insecure é a sua origem como websérie do Youtube. Issa Rae é formada em Estudos Africanos e Afro-Americanos pela Universidade de Stanford e, enquanto estava na universidade, começou a se aventurar pelo mundo do audiovisual ao criar a série/reality show Dorm Series. Em 2011 – com a ajuda de sua amiga, Tracy Oliver – ela criou Awkward Black Girl, uma versão mais simples da série que futuramente seria exibida pela HBO.

Na série da internet, a personagem principal se chama J (e também é interpretada por Issa) e a história aborda suas relações com colegas de trabalhos e interesses amorosos. Os episódios são bem curtinhos e é curioso acompanhar o quão “crua” a produção era. Outro fato interessante é que a 2ª temporada de Awkward Black Girl foi produzida por Pharrell Williams e estreou exclusivamente em seu canal no Youtube, o I am OTHER. Issa continua a atualizar seu canal no Youtube até hoje com diversos curtas-metragens, séries e programas que focam em pessoas negras.

Ah! E não dá para finalizar sem citar a trilha sonora de Insecure que também é muito boa e faz bastante sucesso, graças à curadoria especial de Issa. As músicas utilizadas em cada episódio são disponibilizadas em playlists no Spotify, como essa:

Enfim, vale muito a pena dar uma chance à série porque:

  • narrativas negras importam;
  • os episódios têm duração entre 20 e 30 minutos;
  • a história é ótima e feita sob um ponto de vista bem diferente;
  • a trilha sonora é maravilhosa e sempre inclui sucessos recentes, principalmente, dos gêneros hip-hop e R&B;
  • eu tenho quase certeza que você vai querer entrar nesse universo só para viver dando bronca (e risadas!) com os personagens.

A 3ª temporada está sendo exibida pelo canal pago HBO e seu serviço de streaming, o HBO GO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

‘The Affair’ encerra sua quarta temporada trazendo à tona temas antigos

Sete documentários e filmes brasileiros para assistir na Netflix