in , , ,

15 filmes e séries de gastronomia para assistir na Netflix

Que a Netflix é muito indicada para quem gosta de séries com personagens fortes e histórias mirabolantes, ou para assistir aquele filme romântico todos devem saber. Porém, a plataforma de streaming mais famosa do mundo é também um prato cheio para quem procura por bons filmes e documentários sobre gastronomia.

Veja também: Sete documentários e filmes brasileiros para assistir na Netflix

Para expandir seus conhecimentos na arte de cozinhar, sugerimos 15 ideias de conteúdo para você, um apaixonado por comida e receitas criativas, assistir na Netflix naqueles dias cheios de preguiça e fome. Depois, dá até pra se inspirar com as dicas dos chefs e preparar incríveis pratos na cozinha da sua própria casa!

1. Jeremiah Tower: The Last Magnificent

Considerado um dos principais revolucionários da culinária norte-americana moderna, o chef Jeremiah Tower tem sua trajetória contada neste belo documentário. Produzido pelo renomado chef Anthony Bourdain, o filme é imperdível para quem quer seguir carreira profissional na cozinha – ou só se interessa pelas misteriosas nuances de um artista.

2. The Mind of a Chef

Outra série produzida por Bourdain, The Mind of a Chef mostra as criações e inspirações de diferentes e renomados chefs internacionais. Os especialistas mostrados no documentário são responsáveis por alguns dos restaurantes e das receitas mais elogiados do mundo. A série disponível na Netflix fez tanto sucesso que já foi nomeada para três prêmios Emmy, levando uma estatueta, em 2014.

3. Somm: Dentro da Garrafa

Se além de boas comidas você também é apaixonado por vinhos, este filme foi feito para você. Com depoimentos de vinicultores e sommeliers, este documentário mostra histórias e curiosidades dessa bebida, que é uma das mais antigas e apreciadas pela humanidade.

4. The Birth of Saké

Outra boa dica para quem se interessa por bebidas é este filme documental que mostra a rotina dos funcionários de uma antiga fábrica de sakê japonês. Para quem é fã de receitas de drinks que usam a bebida nipônica como base, o documentário é uma ótima fonte de conhecimento. E se você ficar com vontade de testar diferentes receitas de drinks depois de assistir a série, aqui você encontra muitas ideias e inspirações.

5. Sal, Gordura, Acidez e Calor

A chef e escritora Samin Nosrat apresenta esta série que tem como ponto de partida os quatro elementos básicos que dão origem às principais receitas da gastronomia mundial. Confira e fique com água na boca com tantos pratos incríveis.

6. Jamie & Jimmy’s Food Fight Club

Queridinho da gastronomia moderna, o chef britânico Jamie Oliver, apresenta esta série, disponível na Netflix, ao lado do agricultor e apresentador Jimmy Doherty. Ao longo dos episódios, a dupla recebe convidados e prepara pratos fantásticos, além de dar dicas muito valiosas para quem é apaixonado pela arte da cozinha.

7. Chef’s Table

Outra série com indicações ao Emmy, Chef’s Table mostra segredos e valiosos conselhos de alguns dos mais talentosos chefs do planeta. O seriado documental é imperdível para quem quer saber todos os truques para se tornar um verdadeiro ‘Às’ da cozinha.

8. Somebody Feed Phil

Apresentada pelo ator Phil Rosenthal, esta série mostra diferentes cozinhas e receitas dos quatro cantos do mundo. As histórias são contadas a partir das saborosas e divertidas experiências vividas pelo criador da sitcom “Raymond e Companhia”.

9. Ugly Delicious

A comida nem sempre precisa ser bonita, porém é essencial que seja gostosa. Este é o ponto de partida de Ugly Delicious, série que mostra como pratos que não são visualmente belos podem alcançar seu lugar ao sol no disputado pódio da alta gastronomia.

10. Hairy Biker’s Asian Adventure

Dois ingleses cabeludos e bons de cozinha viajam para desvendar os principais segredos da culinária asiática em Hairy Biker’s Asian Adventure. Se você ama as comidas típicas de países como Tailândia, China e Japão, esta série é muito indicada para você.

11. Jiro Dreams of Sushi

Falando em comida asiática, um dos filmes gastronômicos mais elogiados da Netflix é este que conta a história do sushiman Jiro Ono. O homem de 85 anos é considerado um dos melhores chefs de sushi do mundo. Assim, o documentário é imperdível para quem ama a legítima comida japonesa.

12. The Final Table

Esse original Netflix apresenta 24 dos melhores chefs do mundo em um competição que percorre nove países de todos os continentes. O desafio é preparar, a cada viagem, um prato que represente a culinária do país utilizando os ingredientes típicos da região. O Brasil é um dos países visitados na série The Final Table.

13. Today’s Special

Para quem procura uma boa história de ficção com a gastronomia como pano de fundo, a dica é assistir Today’s Special. O filme de 2009 mostra a história do chef de um badalado estabelecimento que acaba tendo que assumir o pequeno restaurante indiano da família. O longa é interessante, pois mostra como o chef redescobre suas raízes e sua relação com a comida asiática.

14. Julie & Julia

Protagonizado por Meryl Streep e Amy Adams, este filme mostra a história de uma jovem escritora que decide testar todas as receitas de um famoso livro de culinária. Enquanto faz os pratos, ela escreve em seu blog sobre as dificuldades de seguir as receitas. A decisão influência tanto em sua carreira literária quanto em seu envolvimento com a cozinha.

15. Chef

Lançada em 2014, esta comédia mostra a história de Carl, um chef de Los Angeles que abre um food truck com a família após se envolver em uma briga com um crítico de gastronomia. Acostumado à rotina de um restaurante de luxo, Carl precisa se adaptar à nova cozinha e fase de vida assumida após o incidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A busca pela conexão humana em “Wilson”